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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X
Resumo
SANTOS, karine de Souza e FERNANDES, Raquel Martins. Bullying e a banalização do mal: uma análise de discursos de adolescentes. Mill [online]. 2022, n.19, pp.25-32. Epub 31-Out-2022. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0219.27821.
Introdução:
Este trabalho é resultado das pesquisas, produções e ações do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea (GPHSC), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) acerca do fenómeno do bullying escolar com vista ao empoderamento. O bullying caracteriza-se por ser uma violência sistemática em que há desigualdade de poder, portanto, nem toda a violência na escola é bullying, mas todo o bullying é uma violência e causa sofrimento nos envolvidos.
Objetivos:
Descrever e identificar discursos emancipatórios como também opressores acerca do combate ao bullying.
Métodos:
A abordagem qualitativa foi a adotada para este estudo e para a recolha de dados foi realizada a aplicação online de um questionário com perguntas de resposta não estruturada e estruturada. Neste estudo foi realizada a análise das respostas de 42 adolescentes de 15 a 18 anos, sendo 23 alunos do sexo feminino e 19 alunos do sexo masculino, obtidas em uma instituição de ensino da rede federal e discutida, especificamente, a seguinte pergunta: Tem uma sugestão para acabar com o bullying? A análise dos dados recolhidos foi interpretada através da Análise de Discurso Crítica (ADC) fundamentada teoricamente pelo conceito de banalidade do mal de Hanna Arendt.
Resultados:
Foram encontradas nas respostas dos estudantes falas que traduzem os discursos simbólicos no ambiente escolar, respostas que indicaram uma visão crítica/emancipatória sobre o combate ao bullying, bem como a perpetuação de discursos de violência e opressão das vítimas e também dos agressores.
Conclusões:
Foi possível vislumbrar possibilidades de interpretação dos discursos dos estudantes acerca do combate ao bullying e estas podem corroborar para ações que visem protagonismo jovem como forma de contextualizar a temática da violência escolar de forma crítica e assim possibilitar formas de mitigação deste fenómeno.
Palavras-chave : bullying; análise de discurso crítica (adc); violência; banalidade do mal; ensino.