SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Bullying e a banalização do mal: uma análise de discursos de adolescentesReligião nos cuidados de saúde materna: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PRIOR, Fátima; QUERIDO, Débora  e  SANTOS, Íris. Dosagem da mistura eutética de anestésico local em recém-nascidos: uma revisão scoping. Mill [online]. 2022, n.19, pp.35-44.  Epub 31-Out-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0219.27268.

Introdução:

A Mistura Eutética de Anestésico Local (EMLA) está facilmente disponível, não sendo amplamente utilizado na população neonatal por falta de evidência quanto a uma dose adequada para administração.

Objetivos:

Identificar como o creme EMLA é utilizado para reduzir a dor, sem reação adversa, nos recém-nascidos sujeitos a procedimentos dolorosos.

Métodos:

Revisão scoping para mapear a literatura respeitante à população, conceito e contexto (PCC) em estudo, considerando literatura obtida de bases de dados científicas e literatura cinzenta publicada entre 2002 e 2021, com texto completo disponível e sem restrições de linguagem.

Resultados:

Doze documentos respeitantes a 2661 recém-nascidos - desde as 28 semanas de idade gestacional até recém-nascidos de termo - considerando a eficácia e descrevendo a quantidade e tempo de contacto com a pele do EMLA creme. Oito protocolos recomendam o uso de penso oclusivo. Um documento descreveu reações de palidez e eritema na pele

Conclusão:

O EMLA é eficaz quando utilizado em recém-nascidos sujeitos a procedimentos dolorosos. A quantidade mais utilizada é de 0,5g em recém-nascidos pré-termo e 1g nos recém-nascidos de termo. O tempo mais frequente de contato com a pele é de 60 minutos. Sendo estas as dosagens mais frequentes, o intervalo identificado é de 0,5 a 2g na quantidade utilizada, e o tempo de contato com a pele de 3 a 180 minutos. A utilização de penso oclusivo é descrita na maioria dos protocolos.

Palavras-chave : recém-nascido; dor; anestésicos locais; EMLA Creme.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )