SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Satisfacción de los clientes de cirugía de cataratas con la consulta preoperatoria de enfermeríaCuidados de enfermería en el traslado interhospitalario de enfermos críticos: un protocolo de scoping review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

CIRILO, Sara Sabrina Vieira et al. Ventilação mecânica não invasiva na síndrome respiratória aguda grave em pacientes internados por COVID-19: protocolo de revisão sistemática. Mill [online]. 2022, n.19, pp.63-69.  Epub 31-Oct-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0219.28017.

Introdução

A Ventilação Não Invasiva é uma forma de suporte ventilatório que promove melhoria em diversos parâmetros respiratórios como: saturação periférica de oxigênio, diminuição do trabalho respiratório e redução significativa na necessidade de intubação e mortalidade. É uma terapia amplamente utilizada no tratamento de hipoxemia grave e refratária à oxigenoterapia, uma condição clínica observada nos pacientes hospitalizados por COVID-19.

Objetivo

Investigar através da literatura científica a interferência da Ventilação Não Invasiva no desfecho hospitalar dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave desencadeada por COVID-19.

Métodos

A revisão seguirá as normas estabelecidas pela metodologia Joanna Briggs Institute e Preferred Report Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Dois revisores independentes realizarão as buscas, a avaliação de qualidade, a extração e a síntese dos dados. As bases de dados utilizadas serão a PubMed, PEDro, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Scielo, Web of Science, também serão incluídos estudos publicados na literatura cinzenta na ProQuest Disserts and Theses Database Science e no Google Scholar que atendam a critérios estabelecidos.

Resultados

Um levantamento inicial apontou que o uso adequado da Ventilação Não Invasiva administrado com capacete apresenta desfechos significativos sobre a taxa de Intubação Orotraqueal e Ventilação Mecânica Invasiva. Observou-se também estudos com desfechos sobre morbimortalidade e protocolos de utilização e monitoramento.

Conclusão

Os resultados irão informar sobre a utilização dessa terapia e os seus desfechos afim de promover uma intervenção efetiva nos pacientes internados.

Palabras clave : COVID-19; ventilação não invasiva; hospitalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )