SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP10Maximization and optimization in sports organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

FERREIRA, Sónia; REGALADO, Francisco  and  VELOSO, Ana. A perspetiva dos seniores sobre as redes sociais, o stress percebido e a qualidade de vida: o contexto dos participantes do projeto seduce 2.0. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.15-25.  Epub July 29, 2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.26586.

Introdução:

Estudar iniciativas que promovam um envelhecimento ativo é fulcral atendendo à demografia populacional global.

Objetivo:

Estudar as redes sociais de apoio, o stress e a qualidade de vida dos participantes no projeto SEDUCE 2.0.

Métodos:

Investigação descritiva transversal, quantitativa e qualitativa. A recolha de dados foi feita por: Inquérito por Questionário para caraterizar os participantes; Escala Breve de Redes Sociais de Lubben; Escala de Stress Percebido; WHOQOL-BREF; e um diário de bordo para registar as sessões de co-design de desenvolvimento da comunidade miOne. O estudo incluiu 31 participantes de duas Universidades Seniores, com idades entre os 56 e os 86 anos (M= 69.90; SD=7.04).

Resultados:

Os participantes revelaram uma rede de apoio social relevante. A rede com quem se sentem próximos de forma a ligar e pedir ajuda e a falar sobre assuntos pessoais revela-se mais pequena. Todos os itens da análise ao stress percebido revelaram resultados positivos, exceto quando uma percentagem maior referiu sentir-se preocupados/nervosos/com stress. Os participantes apresentaram resultados positivos em todos os itens da escala da qualidade de vida, exceto na última questão onde referem que percecionaram algumas vezes sentimentos negativos.

Conclusão:

Os participantes apresentam uma boa rede de apoio social, boa qualidade vida e níveis de stress baixos. Os dados não se podem generalizar, mas deixam pistas relevantes sobre a população mais velha.

Keywords : redes sociais; stress percebido; qualidade de vida; cidadão sénior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )