SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP10Health literacy in higher education students: an exploratory studyRisk management in the local housing strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

GHEZZI, Joyce Fernanda Soares Albino et al. Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematização. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.47-55.  Epub July 29, 2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.26086.

Introdução:

Buscando atender aos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais são propostas metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que colocam os estudantes como figura central do processo de aprendizagem enquantoo professor assume o papel de mediador e incentivador.

Objetivo:

Descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização.

Métodos:

Pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem de uma IES, no ano de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização.

Resultados:

Os dados foram categorizados em três temas: a problematização no cenário de prática profissional; a influência do facilitador na aplicabilidade da problematização; fragilidades da problematização no cenário de práticas profissionais.

Conclusão:

De acordo com os estudantes, a articulação entre teoria e prática é favorecida pelo cenário prático. No entanto, o facilitador e o vínculo com a unidade de saúde influenciam, de maneira considerável, o desempenho do estudante.

Keywords : educação em saúde; prática profissional; atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )