SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP10Nanopartículas no tratamento da doença de alzheimer: artigo de revisãoInstrumentos específicos de medição da qualidade de vida da pessoa após enfarte agudo do miocárdio - protocolo de scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

SILVA, Luiza Fernandes Carneiro da et al. Avaliação de impacte ambiental da gestão de resíduos da produção de uma bancada com base na abordagem de acv. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.93-100.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.25165.

Introdução:

O consumismo tem levado a um aumento dos problemas ambientais e, por isso, as soluções sustentáveis devem ser a prioridade na hora de projetar novos produtos ou serviços. A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma das ferramentas analíticas mais importantes disponíveis para escolher a melhor decisão quando se trata de sustentabilidade.

Objetivo:

O foco deste estudo foi aplicar a ACV para a gestão de resíduos resultantes de uma produção de um painel para bancadas de cozinhas e casas de banho. Os cenários de gestão de resíduos estudados foram o aterro (prática atual) e a reciclagem de resíduos. O painel é cnstituído por uma camada de cerâmica sobre um substrato de painel lamelar, formado por glassliner e PVC, que se destina a ser resistente à água, a riscos e a impactos. Os resíduos resultantes da produção do painel são plásticos glassliner e PVC e cerâmica.

Métodos:

A metodologia ACV foi seguida e o método EPD 2018 disponível no software SimaPro foi escolhido para quantificar os impactes ambientais da gestão de resíduos. As categorias de impacte ambiental estudadas foram eutrofização, aquecimento global, oxidação fotoquímica, depleção da camada de ozono, depleção abiótica e acidificação.

Resultados:

Os resultados mostraram que os dois resíduos plásticos são os principais contribuintes para a acidificação, eutrofização e aquecimento global. No entanto, para a oxidação fotoquímica e escassez de água, o resíduo do componente cerâmico é o principal contribuinte. Comparando os dois cenários, a reciclagem de resíduos diminui todas as categorias de impactes ambientais analisadas em comparação com o aterro.

Conclusão:

A reciclagem dos resíduos da produção dos painéis acarreta diminuição nos impactes ambientais em todas as categorias analisadas.

Palavras-chave : economia circular; mobiliário; avaliação do ciclo de vida; reciclagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )