SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP10Saúde e meio ambiente no cenário escolar na perspectiva de adolecentesAssistência de enfermagem durante o transporte inter-hospitalar do doente em estado crítico: revisão scoping índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MONTEIRO, Ana et al. Vantagens de um sistema de informação partilhado em enfermagem - revisão da literatura. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.141-149.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.25290.

Introdução:

Os sistemas de informação têm cada vez mais destaque nas organizações, uma vez que se tornaram um recurso primordial na gestão dos serviços de saúde e nas estratégias de ação. Um dos principais objetivos dos sistemas de informação na saúde é promover a continuidade dos cuidados, sendo para isso necessário cumprir requisitos estruturais e de conteúdos que possibilitem a sua interoperabilidade entre os vários intervenientes.

Objetivo:

Conhecer a evidência existente sobre as vantagens de um sistema de informação partilhado em enfermagem.

Métodos:

Foi realizada uma revisão da literatura, com utilização da plataforma EBSCOhost e com a pesquisa das palavras-chave “shar* information” presente no título AND “nursing” presente no resumo.

Resultados:

A existência de um sistema de informação partilhado traz vantagens para o cliente, para o cuidador e para o profissional de saúde, que passam pela melhoria da comunicação entre todos os intervenientes e pela possibilidade de mantê-lo informado sobre o seu estado de saúde, promovendo a sua literacia e capacidade de adesão ao plano de tratamento, bem como a adoção de comportamentos saudáveis.

Conclusão:

A existência de um sistema de informação de qualidade, disponibilizado de forma simples, uniforme e segura, possibilita o acesso aos dados de saúde, de forma controlada, tanto por parte dos profissionais de saúde, como do cidadão, facilitando o acompanhamento do estado de saúde.

Palavras-chave : interoperabilidade da informação em saúde; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )