SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP10Ventajas de un sistema de información de enfermería compartido - revisión de la literaturaEstudio de caso sobre herida compleja (Vasculitis) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

FERNANDES, Elisabete; INFANTE, João; MOTA, Mauro  y  RIBEIRO, Olivério. Assistência de enfermagem durante o transporte inter-hospitalar do doente em estado crítico: revisão scoping. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.151-167.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.27052.

Introdução:

O transporte inter-hospitalar do doente crítico é um dos momentos assistenciais mais delicados, durante o qual é necessário manter o suporte das funções vitais, que se inicia com a preparação do mesmo até ao momento em que o doente chega ao destino final.

Objetivo:

Identificar o papel do enfermeiro e mapear as intervenções autónomas e/ou interdependentes executadas pelos enfermeiros no transporte inter-hospitalar do doente crítico. Identificar a formação específica que os enfermeiros possuem, que os habilita a efetuar os transportes inter-hospitalares.

Métodos:

Esta Revisão Scoping seguiu a metodologia do Joanna Briggs Institute e pretendeu listar estudos publicados e não publicados sobre transporte inter-hospitalar de doentes em estado crítico, a partir de 2001 em inglês, português, francês e espanhol. A análise dos estudos foi realizada por dois revisores independentes.

Resultados:

Os resultados foram agrupados e exploram os seguintes dados: autor; ano de publicação; país; objetivos dos estudos; métodos; população estudada; formação e competências dos enfermeiros; intervenções administradas e resultados.

Conclusão:

O papel do enfermeiro no transporte inter-hospitalar do doente crítico vai para além da aplicação de técnicas de enfermagem, a sua maior contribuição prende-se com a gestão de todo o processo clínico, aplicando os seus conhecimentos técnicos, mas também as competências pessoais que são de extrema importância para garantir o cuidado e o bem-estar do doente.

Palabras clave : enfermagem médico-cirúrgica; papel do profissional de enfermagem; transporte inter-hospitalar; estado crítico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )