SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP10Satisfação com a vida percecionada pelos idososIntervenções de enfermagem implementadas no serviço de urgência à pessoa vítima de acidente vascular cerebral agudo: scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

MOTA, Liliana; BASTOS, Fernanda  e  BRITO, Alice. Programa de enfermagem de gestão de casos no transplante de fígado - critérios de triagem: estudo qualitativo. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.185-192.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.25961.

Introdução:

O transplante de fígado é o último tratamento numa situação de doença hepática avançada. A gestão de casos é um programa importante na promoção do sucesso do transplante de fígado.

Objetivo:

Definir os critérios da fase de triagem para inclusão num programa de gestão de casos de enfermagem em pacientes submetidos a transplante de fígado.

Métodos:

Estudo qualitativo longitudinal por meio de estudos de casos múltiplos. Incluímos seis pacientes que foram submetidos a um transplante de fígado. Quatro participantes são do sexo masculino, com idade média de 45 anos. Os dados foram colhidos por meio de análise documental do processo clínico, observação participante e entrevistas não estruturadas. A análise dos dados foi baseada na Teoria Fundamentada de Strauss e Corbin.

Resultados:

identificaram-se nove critérios para a fase de triagem: experiências problemáticas ou difíceis durante a transição saúde / doença, falta de confiança nos prestadores, problemas socioeconómicos, hospitalização prolongada, história prévia de não adesão ao regime terapêutico, excesso ou falta de recurso aos serviços de saúde, menor apoio familiar, doença psiquiátrica e sintomas da doença.

Conclusão:

Com a identificação desses critérios, podemos incluir os pacientes num programa de gestão de casos e implementar terapêuticas de enfermagem direcionadas às suas necessidades específicas. Este estudo é uma importante contribuição para a prática clínica do enfermeiro, pois permite identificar os casos especialmente vulneráveis, antecipar as necessidades / dificuldades do paciente no processo de transição saúde / doença e implementar a terapêutica em resposta às reais necessidades dos pacientes.

Palavras-chave : gestão de caso; enfermagem; transplante; transplante de fígado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )