SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP10Programa de enfermagem de gestão de casos no transplante de fígado - critérios de triagem: estudo qualitativoSupervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FERREIRA, Ana Catarina; SILVA, Inês Filipa; MOTA1,, Mauro  e  RIBEIRO, Olivério. Intervenções de enfermagem implementadas no serviço de urgência à pessoa vítima de acidente vascular cerebral agudo: scoping review. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.193-210.  Epub 29-Jul-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.25885.

Introdução:

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma emergência médica com impacto negativo na vida das pessoas. As intervenções administradas no Serviço de Urgência além de serem determinantes para minimizar as complicações tardias decorrentes do AVC, favorecem a qualidade dos cuidados prestados à pessoa na fase mais aguda do quadro clínico.

Objetivo:

Mapear as intervenções de enfermagem implementadas ao adulto vítima de AVC agudo, no contexto de Serviço de Urgência.

Métodos:

Realizou-se uma Revisão Scoping de acordo com a metodologia Joanna Briggs Institute. Definida estratégia de pesquisa nas bases de dados PubMed, CINAHL, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, JBI Database of Systematic Reviews and implementation Reports, SciELO, LILACS e BDENF-Nursing. Dois investigadores independentes realizaram a seleção dos estudos, extração e síntese de dados, com base nos objetivos e nas questões de investigação definidas. Os resultados são apresentados com recurso a diagrama (PRISMA Flow Diagram), tabelas de evidências e uma síntese narrativa.

Resultados:

Incluiu-se doze artigos, com os critérios de elegibilidade definidos, publicados entre 2011 e 2021. Resultaram de estudos quantitativos, qualitativos, revisões da literatura e declarações científicas baseadas em diretrizes. Mapearam-se intervenções de enfermagem efetivas implementadas à pessoa vítima de AVC agudo em contexto de Serviço de Urgência. A avaliação inicial, triagem, ativação de protocolos de reposta rápida de AVC, avaliação de risco de AVC, estabilização, monitorização, procedimentos de enfermagem invasivos, administração de tratamento intravenoso, preparação e acompanhamento para realização de exames e de procedimentos médicos invasivos, deteção precoce de complicações, transferência/transição de cuidados, colaboração no serviço de atendimento à distância, e intervenções no domínio da qualidade, como sendo práticas de enfermagem implementadas no Serviço de Urgência à pessoa vítima de AVC agudo. A equipa de enfermagem desempenha um papel preponderante no cuidado à pessoa com AVC agudo em contexto de Serviço de Urgência. O reconhecimento precoce de sinais e sintomas de AVC é crucial para a assistência, o tratamento rápido e adequado e, consequentemente, a sobrevivência da pessoa vítima de AVC agudo.

Conclusão:

A formação contínua, implementação de protocolos baseados em diretrizes científicas e de estudos de investigação contribuirá para uma melhor prática de enfermagem no cuidado à pessoa vítima de AVC agudo no Serviço de Urgência.

Palavras-chave : enfermagem; cuidados de enfermagem; acidente vascular cerebral; serviço hospitalar de emergência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )