SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueESP10Clinical supervision of nursing students in nursing homes: an integrative literature reviewHemostasis of the radial artery after coronary angiography: a scoping review protocol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

COUTO, Germano; FERREIRA, Carolina  and  OLIVEIRA, Isabel. Benefícios em saúde para mulheres grávidas seguidas por enfermeiros obstetras versus médicos de família. Mill [online]. 2022, n.esp10, pp.223-231.  Epub July 29, 2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0210e.26395.

Introdução:

A gravidez é um momento de grandes emoções e novos desafios que todas as mulheres atravessam de forma diferente. As mulheres escolhem diferentes profissionais de saúde para acompanhar a sua gravidez. Por conseguinte, é essencial explorar os benefícios da monitorização da gravidez por um enfermeiro obstetra, promovendo a adesão a este modelo de acompanhamento.

Objetivo:

Identificar os benefícios do acompanhamento da gravidez fisiológica por enfermeiros obstetras em comparação com os médicos de família.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura na qual foram incluídos seis artigos e analisados exaustivamente para responder ao objetivo delineado. A pesquisa inicial cobriu o período de 2015 a 2021 e utilizou as palavras-chave "cuidados pré-natais", "enfermeiro obstetra", e "parto". 393 artigos foram recuperados e reduzidos a seis considerando os critérios de inclusão. A revisão integrativa foi descritiva e centrou-se na extração dos resultados que responderam à questão da investigação.

Resultados:

Foram identificados vários benefícios da monitorização da gravidez por um enfermeiro obstetra em comparação com a mesma monitorização por um médico de família: uma diminuição da taxa de cesarianas, um aumento dos partos vaginais espontâneos, uma redução dos partos prematuros, uma redução das intervenções realizadas durante o parto, e uma melhoria da saúde emocional das mulheres grávidas.

Conclusão:

Estes resultados identificam os potenciais benefícios do acompanhamento da gravidez fisiológica por enfermeiros obstetras em comparação com os médicos de família, o que pode ajudar as grávidas a tomar uma decisão informada e consciente sobre o seguimento da sua gravidez, tendo em conta os ganhos para a sua saúde e para o seu recém-nascido. Os gestores de saúde também podem utilizar estes resultados para melhorar a gestão dos recursos humanos.

Keywords : cuidados pré-natais; enfermeiro obstetra; médico de família; gravidez.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )