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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

AZEVEDO, António Manuel Tavares; EIRA, Paulo; LOURENCO, Carla  e  ALMEIDA, Marisa. As atividades gímnicas na formação e desenvolvimento das crianças. Mill [online]. 2022, n.esp11, pp.14-21.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0211e.27284.

Introdução:

A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física (EF) do 1.º CEB. As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração.

Objetivos:

O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades.

Métodos:

O grupo de estudo compreende 2 conjuntos distintos, perfazendo um total de 36 crianças. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS.

Resultados:

Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual.

Conclusão:

A Ginástica contribui no desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios biopsicossociais. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a recriação dos gestos e dos elementos gímnicos noutros contexto, principalmente nas atividades autodirigidas dos recreios escolares. A EF possui um papel crucial à integração social das crianças, a Ginástica, em particular torna-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.

Palavras-chave : criança; ginástica; desenvolvimento motor; formação desportiva.

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