SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Perfil de stress dos enfermeiros de urgência/emergência em contexto COVID-19: determinantes profissionaisO cuidado farmacoterapêutico interprofissional: a visão do médico sobre o trabalho do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ALMEIDA, Rafaela et al. Reabilitação respiratória pediátrica no domicílio: alternativa à ausência de cuidado. Mill [online]. 2023, n.20, e27496.  Epub 25-Abr-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27496.

Introdução:

A por SARS-COV-2 obrigou a prestar cuidados de saúde à distância, recorrendo-se para o feito às ferramentas de telessaúde.

Objetivo:

Avaliar a eficácia de um projeto de telereabilitação respiratória na redução da taxa de prevalência de diagnósticos de enfermagem.

Métodos:

Estudo descritivo e exploratório realizado com 24 indivíduos em idade pediátrica de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 meses de vida e os 17 anos, com patologia respiratória, mas com necessidade de Reabilitação Respiratória residentes nas ilhas de São Miguel e de São Jorge nos Açores. Foi delineado e implementado um projeto inovador, combinando Visitação Domiciliária e telereabilitação espiratória.

Resultados:

A amostra revela diferenças no que diz respeito aos resultados obtidos com a intervenção, comparativamente com os registados prévios à sua implementação. Com o projeto, verificou-se uma taxa de resolução diagnóstica entre os 77.7% e os 100%, traduzindo-se na redução da taxa de incidência de internamentos hospitalares em 76,5%. A taxa de satisfação das crianças e pais com a intervenção desenhada ronda os 100%.

Conclusão:

O projeto implementado em contexto de pandemia melhorou a acessibilidade às terapias de Reabilitação Respiratória por parte dos utentes que ficaram privados destes cuidados. A sua implementação contribuiu para a redução das agudizações da patologia respiratória e dos internamentos hospitalares evitáveis, contribuindo para um maior bem-estar subjetivo e para a redução de custos com internamentos hospitalares, bem como para a redução da taxa de prevalência dos diagnósticos de enfermagem.

Palavras-chave : pediatria; reabilitação respiratória; teleconsulta; visitação domiciliária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )