SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Reabilitação respiratória pediátrica no domicílio: alternativa à ausência de cuidadoLiderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

SEGURO, José Miguel; BATALHA, Luís Manuel  e  FERNANDES, Maria Isabel. O cuidado farmacoterapêutico interprofissional: a visão do médico sobre o trabalho do enfermeiro. Mill [online]. 2023, n.20, e27114.  Epub 25-Abr-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27114.

Introdução:

No cuidado farmacoterapêutico (CF) interagem múltiplos profissionais, sem fronteiras definidas de funções e com grande variabilidade entre contextos e países.

Objetivo:

Conhecer a opinião de médicos portugueses sobre as funções dos enfermeiros no CF em equipa interprofissional.

Métodos:

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório com seleção intencional de oito médicos com experiência no CF. A colheita de dados foi realizada por entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo das entrevistas segundo Polit & Beck (2019).

Resultados:

As funções do enfermeiro no CF interprofissional enquadram-se na preparação, administração, monitorização, prescrição e educação do utente e cuidador. Existem reservas na possível prescrição de medicamentos por parte dos enfermeiros, embora alguns admitam essa possibilidade sob condições específicas. Os médicos destacaram a relação estabelecida entre enfermeiro e utente/cuidador como ponto forte e a formação em farmacoterapia como ponto fraco.

Conclusão:

A atividade de enfermagem no CF enquadra-se em cinco áreas do cuidado e a prescrição poderá ser uma realidade em situações específicas se a formação dos enfermeiros em farmacologia acompanhar essa evolução.

Palavras-chave : cuidado farmacoterapêutico; gestão de medicamentos; colaboração interprofissional; trabalho em equipa; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )