SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Interprofessional pharmaceutical care: the physician's view of the nurse's workPsychosocial factors of patient´s inclusion at ambulatory surgery: scoping review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

Print version ISSN 0873-3015On-line version ISSN 1647-662X

Abstract

CANEDO, Estefania Coello Gonçalves; FERNANDES, Carla Silvia  and  MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva. Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem. Mill [online]. 2023, n.20, e27735.  Epub Apr 25, 2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27735.

Introdução:

A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina. É necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.

Objetivo:

Identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.

Métodos:

A revisão seguirá a metodologia da JBI, e incluirá todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. As bases de dados incluíram MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os dados serão analisados e extraídos por dois investigadores independentes e serão apresentados numa tabela específica.

Resultados:

Uma pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.

Conclusão:

Os resultados irão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.

Keywords : liderança; aprendizagem; educação em enfermagem; gestão em enfermagem; estudante em enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )