SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20O cuidado farmacoterapêutico interprofissional: a visão do médico sobre o trabalho do enfermeiroFatores psicossociais de inclusão do doente em cirurgia ambulatória: scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

CANEDO, Estefania Coello Gonçalves; FERNANDES, Carla Silvia  e  MARTINS, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva. Liderança, administração e gestão nos cuidados de saúde: um protocolo de revisão de escopo no âmbito do ensino da enfermagem. Mill [online]. 2023, n.20, e27735.  Epub 25-Abr-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27735.

Introdução:

A liderança estratégica em enfermagem, representa um dos objetivos globais da atualidade. Embora integrada nos programas curriculares, o ensino da administração e gestão, não parece promover os resultados esperados. Esta constatação pode ser consequência da metodologia de ensino, das competências visadas, ou das perceções dos estudantes sobre a utilidade e interesse da disciplina. É necessário um novo pilar teórico, com a identificação de competências basilares, conteúdos chave e metodologias de ensino adaptadas à realidade atual.

Objetivo:

Identificar e mapear os modelos e conceções do processo de ensino-aprendizagem da administração e gestão em enfermagem.

Métodos:

A revisão seguirá a metodologia da JBI, e incluirá todos os tipos de estudos, publicados em inglês, francês, espanhol e português, na última década, sem quaisquer limitações geográficas. As bases de dados incluíram MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection (EBSCO), Scopus (Elsevier), Canadian Science Publishing, literatura cinzenta (Google Scholar) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os dados serão analisados e extraídos por dois investigadores independentes e serão apresentados numa tabela específica.

Resultados:

Uma pesquisa bibliográfica preliminar permitiu a identificação de alguns conceitos, teorias e estratégias pedagógicas relevantes implementadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina.

Conclusão:

Os resultados irão contribuir para ajudar o corpo docente a melhorar a sua abordagem pedagógica, adaptando a teoria, através da utilização e desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam apoiar e capacitar os futuros enfermeiros, a enfrentar os desafios emergentes nos cuidados de saúde.

Palavras-chave : liderança; aprendizagem; educação em enfermagem; gestão em enfermagem; estudante em enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )