SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Liderazgo, administración y gestión en la atención sanitaria: un protocolo de revisión del alcance de la formación de enfermeríaLa evaluación del desempeño de los enfermeros: un estudio cualitativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

CRISTA, Maria José Silva; TORRES, Paula; PRINCIPE, Fernanda  y  MOTA, Liliana. Fatores psicossociais de inclusão do doente em cirurgia ambulatória: scoping review. Mill [online]. 2023, n.20, e27266.  Epub 25-Abr-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.27266.

Introdução:

A cirurgia ambulatória tem critérios de inclusão clínicos e sociais bem definidos. Os fatores psicossociais abrangem os aspetos da vida social em conjunto com a psicologia clínica interferindo na adesão à cirurgia ambulatória.

Objetivo:

Mapear a evidência científica sobre fatores psicossociais de inclusão do doente em cirurgia ambulatória.

Métodos:

Scoping review realizada seguindo a metodologia JBI e PRISMA-ScR recorrendo às bases de dados SCIELO, PUBMED e via EBSCO à CINHAL Complete, Ebook Nursing Collection, Ebook Collection (Ebsco Host) e MEDLINE com recurso aos descritores “psychosocial factors”, “ambulatory surgery“, “cirurgia ambulatorial” e “enferm*”. Os critérios de inclusão foram revistas académicas, inglês, português e texto integral e os de exclusão foram pediatria, artigos duplicados e os que não referiam no título cirurgia ambulatória e fatores psicossociais. A triagem e seleção dos artigos foi realizada por dois revisores independentes.

Resultados:

Foram incluídos no estudo dois artigos que evidenciam como fatores psicossociais o medo da dor, anestesia, cirurgia, a ansiedade, o desconforto, existência de acompanhante/cuidador no domicílio, habitação com muitas escadas, sem elevador e distante do hospital e não terem transporte.

Conclusão:

Aspetos psicológicos e necessidades psicossociais contribuem para a adesão a este regime, mas não foi possível identificá-los como fatores psicossociais de inclusão do doente em cirurgia ambulatória.

Palabras clave : cirurgia ambulatória; fatores psicossociais; enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )