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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

LOURENCO, Marisa et al. Propriedades psicométricas da escala de avaliação de atitudes durante o processo de recuperação do autocuidado. Mill [online]. 2023, n.21, e28177.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.28177.

Introdução:

Após um evento crítico, que deixou a pessoa dependente nas atividades de autocuidado, o seu processo de recuperação é influenciado pelas emoções e atitudes que a pessoa adota.

Objetivos:

Construir um instrumento que permita avaliar as atitudes e os fatores emocionais com maior impacto na recuperação, de uma pessoa dependente nas atividades básicas de autocuidado.

Métodos:

estudo metodológico que visa descrever a construção e validação das propriedades métricas da Escala de Avaliação de Atitudes durante o processo de recuperação do autocuidado. Os dados foram recolhidos num hospital e duas unidades de cuidados continuados integrados entre outubro de 2019 e dezembro de 2020. Participaram 118 pessoas, com dependência, nas atividades básicas de autocuidado.

Resultados:

Uma estrutura quadridimensional com 37 itens apresentou características psicométricas de validade adequadas após uma análise fatorial exploratória. O coeficiente alfa de Cronbach variou entre 0,84 e 0,96, sugerindo uma boa consistência interna.

Conclusão:

A avaliação dos distúrbios emocionais e das atitudes da pessoa, com deficit no autocuidado, durante o processo de recuperação, contribui para um reconhecimento e planeamento mais efetivo e integrado das necessidades de cuidados, garantindo maior qualidade e uma adaptação mais personalizada. A replicabilidade e validação dessa medida em outros contextos, países e culturas, podem contribuir para uma análise mais fundamentada das atitudes da pessoa com dependência no autocuidado, durante o processo de recuperação após um evento incapacitante.

Palavras-chave : atitudes, validação; autocuidado; escala de avaliação.

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