SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Propiedades psicométricas de la escala de evaluación de actitudes durante el proceso de recuperación del autocuidadoNecesidades de los cuidadores familiares de la persona con amputación de miembro inferior: protocolo scoping review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

FERNANDES, Andreia Filipa Fidalgo  y  BRANCO, Maria Augusta Romão da Veiga. Intervenções interdependentes de enfermagem como indicadores sensiveis de qualidade -cuidados em ventilação não invasiva. Mill [online]. 2023, n.21, e28233.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.28233.

Introdução:

As Intervenções Interdependentes de Enfermagem (IIE) na Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) ao doente crítico, são essenciais para a qualidade em saúde, pelo que importa reconhecer os indicadores de processo (IP) que promovem a visibilidade dessas intervenções cuidativas.

Objetivos:

Identificar as IIE ao doente crítico com VMNI, que, pela sua consistência executória, se assumem, como Indicadores de Processo, Sensíveis de Qualidade (IPSQ) aos cuidados, e a sua relação com as variáveis profissionais.

Métodos:

Estudo exploratório, quantitativo descritivo, a partir da análise às respostas a um questionário elaborado para o efeito, numa amostra de 76 enfermeiros, de urgência e medicina intensiva, maioritariamente, do sexo feminino (82,9%), com idades entre 36 e 45 anos (51,3%).

Resultados:

As IIE ao doente crítico com VMNI, que pela sua consistência executória, se assumem, como IPSQ aos cuidados, são: “doente é monitorizado segundo as recomendações” e “(…) é informado e pedida a sua colaboração” e os constrangimentos mais sentidos foram: “presença de secreções excessivas (…)”, “a ocorrência de PCR é contraindicação” e “o nível de consciência do doente influencia o sucesso (…)”. Foram verificadas relações estatisticamente significativas entre: a IIE “recurso à sedação” e o tempo de serviço, e o constrangimento “nível de consciência” e as varáveis: formação específica e tempo de serviço.

Conclusão:

É essencial protocolo de atuação na VMNI, para uniformização de cuidados.

Palabras clave : intervenções interdependentes; VMNI; constrangimentos; ISPQ; competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )