SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Propriedades psicométricas da escala de avaliação de atitudes durante o processo de recuperação do autocuidadoNecessidades dos familiares cuidadores da pessoa com amputação do membro inferior: protocolo scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

FERNANDES, Andreia Filipa Fidalgo  e  BRANCO, Maria Augusta Romão da Veiga. Intervenções interdependentes de enfermagem como indicadores sensiveis de qualidade -cuidados em ventilação não invasiva. Mill [online]. 2023, n.21, e28233.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0220.28233.

Introdução:

As Intervenções Interdependentes de Enfermagem (IIE) na Ventilação Mecânica não Invasiva (VMNI) ao doente crítico, são essenciais para a qualidade em saúde, pelo que importa reconhecer os indicadores de processo (IP) que promovem a visibilidade dessas intervenções cuidativas.

Objetivos:

Identificar as IIE ao doente crítico com VMNI, que, pela sua consistência executória, se assumem, como Indicadores de Processo, Sensíveis de Qualidade (IPSQ) aos cuidados, e a sua relação com as variáveis profissionais.

Métodos:

Estudo exploratório, quantitativo descritivo, a partir da análise às respostas a um questionário elaborado para o efeito, numa amostra de 76 enfermeiros, de urgência e medicina intensiva, maioritariamente, do sexo feminino (82,9%), com idades entre 36 e 45 anos (51,3%).

Resultados:

As IIE ao doente crítico com VMNI, que pela sua consistência executória, se assumem, como IPSQ aos cuidados, são: “doente é monitorizado segundo as recomendações” e “(…) é informado e pedida a sua colaboração” e os constrangimentos mais sentidos foram: “presença de secreções excessivas (…)”, “a ocorrência de PCR é contraindicação” e “o nível de consciência do doente influencia o sucesso (…)”. Foram verificadas relações estatisticamente significativas entre: a IIE “recurso à sedação” e o tempo de serviço, e o constrangimento “nível de consciência” e as varáveis: formação específica e tempo de serviço.

Conclusão:

É essencial protocolo de atuação na VMNI, para uniformização de cuidados.

Palavras-chave : intervenções interdependentes; VMNI; constrangimentos; ISPQ; competências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )