SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Enseñar a comunicar eficazmente: análisis documental comparativo de la oferta formativa portuguesaIntervenciones de enfermería para la prevención de trastornos de estrés postraumático en personas en cuidados intensivos: protocolo scoping review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

LOUREIRO, Maria et al. Reabilitação de transplantado ao coração com COVID-19em UCI- caso clínico. Mill [online]. 2023, n.21, e28207.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0221.28207.

Introdução:

As pessoas transplantadas têm alto risco de infeção grave relacionada à doença covid-19. Em pessoas transplantadas ao coração, o impacto dessa infeção permanece desconhecido, bem como a importância da reabilitação, no processo de recuperação.

Objetivo:

Descrever a intervenção do enfermeiro de reabilitação num caso de uma pessoa transplantada cardíaca infetada com COVID-19numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).

Métodos:

Relato de caso que segue as diretrizes CARE. Este caso representa um homem de 60 anos, recetor de transplante cardíaco que apresentava história de 5 dias de tosse, febre e intolerância à atividade, com necessidade de internamento em UCI. A intervenção de enfermagem de reabilitação consistiu num plano, com 2 sessões diárias, com duração de 30-45 minutos cada, adaptada à evolução da pessoa.

Resultados:

Este caso suporta a possibilidade e o impacto da intervenção de enfermagem de reabilitação, na equipa multidisciplinar, na melhoria da pessoa, quer através da melhoria/resolução dos status de diagnóstico de enfermagem de reabilitação quer na melhoria clínica da pessoa. Demonstra a possibilidade prescrição de intervenções de mobilização precoce, exercícios respiratórios no contexto da pessoa transplantada com doença grave de covid internada em UCI.

Conclusão:

As intervenções de Enfermagem de Reabilitação, neste caso, traduziram uma melhoria na função respiratória e funcional da pessoa transplantada cardíaca infetada com COVID-19internada em cuidados de UCI, com utilização de diferentes intervenções.

Palabras clave : relatos de casos; transplante de coração; COVID-19; unidades de cuidados intensivos; enfermagem de reabilitação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )