SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Reabilitação de transplantado ao coração com COVID-19em UCI- caso clínicoDesenvolvimento conjugal, comunicação e felicidade em recém aposentados portugueses índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

ANDRADE, Débora; SILVA, Carla; MOURA, Derek  e  PINTO, Igor. Intervenções de enfermagem para prevenir stresse pós-traumático em pessoas em cuidados intensivos: protocolo scoping review. Mill [online]. 2023, n.21, e27671.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0221.27671.

Introdução:

As pessoas que necessitam de internamento em Cuidados Intensivos (CI) são pessoas expostas a fatores de stresse, por se tratar de um contexto físico limitado, com luz artificial e ruído permanente. A estes fatores soma-se o ambiente hostil e emocionalmente desgastante decorrente da complexidade dos cuidados necessários à pessoa em situação crítica (Correia, 2020), tornando-a vulnerável e em risco de desenvolver Stresse Pós-Traumático (SPT). Existe, atualmente, vasta literatura sobre o SPT, no entanto, a investigação existente sobre o papel do enfermeiro na prevenção do SPT em pessoas internadas em CI é escassa.

Objetivo:

Mapear as intervenções de enfermagem que previnem o SPT em pessoas internadas em contexto de CI.

Métodos:

Scoping Review segundo a metodologia do Joanne Briggs Institute (JBI). A estratégia de pesquisa mapeará estudos publicados. As bases de dados incluídas serão: PUBMED, CINAHL via EBSCO, JBI Database of Systematic Reviews, COCHRANE Database of Systematic Reviews, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, OpenGrey e Dart-Europe. Esta revisão integrará artigos centrados nas intervenções de enfermagem que contribuem para prevenir o SPT em pessoas internadas em contexto de CI e incluirá estudos com desenhos quantitativos, qualitativos ou mistos, bem como revisões sistemáticas e guidelines.

Resultados:

Espera-se identificar as intervenções de enfermagem que são determinantes para a prevenção do SPT em pessoas internadas no contexto de CI.

Conclusão:

Os resultados desta revisão evidenciarão o papel da enfermagem na prevenção de SPT do doente internado em contexto de CI, sensibilizando para esta temática, especificamente para alcançar resultados altamente significativos e clinicamente relevantes nesta área.

Palavras-chave : transtorno de stresse, pós-traumático; PTSD; cuidados críticos; cuidados intensivos; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )