SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21Intervenções de enfermagem para prevenir stresse pós-traumático em pessoas em cuidados intensivos: protocolo scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

PEDREIRO, Ana Teresa; LOUREIRO, Isabel  e  LOUREIRO, Helena. Desenvolvimento conjugal, comunicação e felicidade em recém aposentados portugueses. Mill [online]. 2023, n.21, e28045.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0221.28045.

Introdução:

A reforma é um evento transicional, vivido por indivíduos de meia-idade, e as suas consequências podem interferir com o seu estado de saúde individual e familiar. A nível conjugal, quando os elementos do casal estão a passar por esta transição, poderá ser necessário redefinir a relação pois as identidades, padrões, papéis e expetativas alteram-se.

Objetivo:

Analisar a relação entre a experiência de adaptação à reforma e o enriquecimento e desenvolvimento conjugal, comunicação e felicidade dos recém reformados portugueses.

Métodos:

Estudo descritivo e quantitativo realizado, com casais de meia-idade selecionados ocasionalmente em unidades de saúde familiar. Mediante consentimento informado, foi aplicado o Inventário de Enriquecimento e Desenvolvimento Conjugal, Comunicação e Felicidade (ENRICH), tendo os dados sido analisados com recurso ao IBM® SPSS27. Todos os procedimentos éticos e formais foram cumpridos.

Resultados:

Os 32 casais que responderam ao questionário e ao Inventário apresentavam uma média de idade de 61.31 (DP=5.08) anos. A amostra apresentou valores de enriquecimento, desenvolvimento conjugal, comunicação e felicidade dentro de parâmetros medianos, sendo a conjugalidade influenciada positivamente pela variável aposentação.

Conclusão:

Os recém aposentados atribuem muita importância à família, particularmente ao cônjuge. Quando os cônjuges afetam a tomada de decisão do outro membro do casal, influenciam a sua satisfação com o novo estatuto. Há uma necessidade de promover a saúde familiar, em particular do subsistema conjugal, nesta fase do ciclo de vida.

Palavras-chave : aposentação; envelhecimento; família; cônjuges; comunicação; felicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )