SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Fatores que influenciam a adesão às precauções básicas de controlo de infeção entre enfermeiros: protocolo scoping reviewUtilização de novas tecnologias na prevenção do suicídio em adolescentes: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

KVILHAUGSVIK, Bente et al. Desenvolvimento sustentável de um collaborative online international learning (coil) no ensino de enfermagem: estudo qualitativo. Mill [online]. 2023, n.22, e29939.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0222.29939.

Introdução:

Num programa de "Collaborative Online International Learning" (COIL) espera-se que professores/facilitadores e estudantes desenvolvam consciência internacional através do diálogo com pares internacionais. O potencial do COIL para o desenvolvimento de perspetivas globais sobre temas profissionais sem viajar para o estrangeiro é único.

Objetivo:

Identificar obstáculos e critérios de sucesso vivenciados durante o desenvolvimento de um módulo COIL na educação de enfermeiros.

Métodos:

Foi realizado um estudo qualitativo com participantes de um módulo COIL. Foram incluídas entrevistas de 11 estudantes e 8 professores/facilitadores. A análise do conteúdo foi realizada ao conjunto dos dados recolhidos.

Resultados:

Quatro categorias comuns emergiram das perspetivas dos estudantes e dos professores: experiência positiva; dificuldades na experiência; habilidades desenvolvidas; e sugestões para o COIL. Além dessas categorias, as oportunidades oferecidas pelo COIL foram especificamente identificadas pelos professores e as estratégias utilizadas para as dificuldades experienciadas foram especificamente identificadas pelos estudantes.

Conclusão:

O COIL deve ser cuidadosamente planeado e regulado da mesma forma que toda a restante programação de atividades curriculares. É importante considerar os diferentes currículos, fusos horários e horários entre programas educacionais nos diferentes países.

Palavras-chave : intercâmbio educacional internacional; competência cultural; estudantes de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )