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Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health
versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X
Resumen
PINHO, Ana Maria; FACANHA, Jorge y SANTOS, José Carlos. Utilização de novas tecnologias na prevenção do suicídio em adolescentes: revisão sistemática da literatura. Mill [online]. 2023, n.22, e28551. Epub 31-Dic-2023. ISSN 0873-3015. https://doi.org/10.29352/mill0222.28551.
Introdução:
O suicídio é uma das principais causas de morte em adolescentes. Na avaliação do risco de suicídio, a tecnologia está a ganhar terreno. Os adolescentes são utilizadores experientes de tecnologias, justificando intervenções baseadas em novas tecnologias na prevenção do suicídio.
Objetivo:
Identificar os benefícios da utilização de novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.
Métodos:
Revisão sistemática da literatura. Pesquisa efetuada em bases de dados EBSCOhost e PubMed. Incluídos artigos de acordo com as recomendações PRISMA. Utilizada a conjugação booleana com descritores em língua inglesa: technolog* AND (APP OR application OR mobile application) AND (suicid*) AND (adolescent OR youth OR puberty).
Resultados:
11 artigos cumpriram os critérios de inclusão e elegibilidade. Os aplicativos móveis ou APP e a deteção da linguagem foram as tipologias encontradas sendo os Aplicativos/APP para smartphone presentes em maior número de estudos. Os resultados comprovam a importância da utilização das novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.
Conclusão:
Verificou-se evidência acerca da elevada adesão na utilização de novas tecnologias, úteis na prevenção do risco de suicídio, por parte dos adolescentes. As novas tecnologias foram consideradas bem aceites e acarretam efeitos benéficos. Até ao momento, escassos dados suportam a utilização destas intervenções na prática clínica. O número de estudos sobre esta temática é limitado, sendo necessária a realização de mais investigações.
Palabras clave : novas tecnologias; APP; prevenção do suicídio; risco de suicídio; adolescentes.