SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Desarrollo sostenible de un collaborative online international learning (coil) en la enseñanza de la enfermería: estudio cualitativoInstrumentos de evaluación de pacientes para el transporte secundario: uma scoping review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

PINHO, Ana Maria; FACANHA, Jorge  y  SANTOS, José Carlos. Utilização de novas tecnologias na prevenção do suicídio em adolescentes: revisão sistemática da literatura. Mill [online]. 2023, n.22, e28551.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0222.28551.

Introdução:

O suicídio é uma das principais causas de morte em adolescentes. Na avaliação do risco de suicídio, a tecnologia está a ganhar terreno. Os adolescentes são utilizadores experientes de tecnologias, justificando intervenções baseadas em novas tecnologias na prevenção do suicídio.

Objetivo:

Identificar os benefícios da utilização de novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura. Pesquisa efetuada em bases de dados EBSCOhost e PubMed. Incluídos artigos de acordo com as recomendações PRISMA. Utilizada a conjugação booleana com descritores em língua inglesa: technolog* AND (APP OR application OR mobile application) AND (suicid*) AND (adolescent OR youth OR puberty).

Resultados:

11 artigos cumpriram os critérios de inclusão e elegibilidade. Os aplicativos móveis ou APP e a deteção da linguagem foram as tipologias encontradas sendo os Aplicativos/APP para smartphone presentes em maior número de estudos. Os resultados comprovam a importância da utilização das novas tecnologias na prevenção do risco de suicídio em adolescentes.

Conclusão:

Verificou-se evidência acerca da elevada adesão na utilização de novas tecnologias, úteis na prevenção do risco de suicídio, por parte dos adolescentes. As novas tecnologias foram consideradas bem aceites e acarretam efeitos benéficos. Até ao momento, escassos dados suportam a utilização destas intervenções na prática clínica. O número de estudos sobre esta temática é limitado, sendo necessária a realização de mais investigações.

Palabras clave : novas tecnologias; APP; prevenção do suicídio; risco de suicídio; adolescentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )