SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Uso de nuevas tecnologías en la prevención del suicidio en adolescentes: revisión sistemática de la literaturaCarga de trabajo de las enfermeras en el transporte interhospitalario de pacientes críticos:uma scoping review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versión impresa ISSN 0873-3015versión On-line ISSN 1647-662X

Resumen

RENTE, Maria João; MOTA, Liliana; PINTO, Amaro Silva  y  AUGUSTO, Tiago. Instrumentos de avaliação de doentes para o transporte secundário: uma scoping review. Mill [online]. 2023, n.22, e30629.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0222.30629.

Introdução:

O transporte secundário de doentes assume um papel relevante nas transferências inter-hospitalares, seja pela necessidade de realização de exames complementares diagnóstico não disponíveis ou pela falta de recursos técnicos ou humanos na continuidade de cuidados em determinadas unidades de saúde. A decisão implicada neste processo deve considerar a avaliação do risco/benefício inerente ao transporte do doente.

Objetivo:

Mapear a evidência científica acerca dos instrumentos de avaliação do doente para o transporte secundário.

Métodos:

Scoping Review realizada de acordo com a metodologia PRISMA-ScR e os critérios de elegibilidade sugeridos pelo JBI: população (doente crítico), conceito (instrumento de avaliação) e contexto (transporte secundário). Pesquisa realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL Complete, Cochrane, Scielo e LILACS; literatura cinzenta pesquisada em OpenGrey, DART-Europe e RCAAP. Estudos publicados em português, espanhol e inglês foram incluídos sem qualquer limitação temporal.

Resultados:

Oito artigos foram incluídos na revisão. Foram identificados 9 instrumentos de estratificação do risco utilizados na avaliação do doente para o transporte secundário.

Conclusão:

Os instrumentos de avaliação do doente para o transporte secundário são vantajosos por apresentarem variáveis que auxiliam na estratificação do risco de transporte do doente. Destaca-se o papel do enfermeiro no que se refere ao planeamento e efetivação de um sistema de transferência eficaz.

Palabras clave : enfermagem de cuidados críticos; transferência de pacientes; medição de risco; inquéritos e questionários; transporte de pacientes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )