SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Instrumentos de avaliação de doentes para o transporte secundário: uma scoping reviewFormação, graduados, empregabilidade e salários dos enfermeiros no chile índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health

versão impressa ISSN 0873-3015versão On-line ISSN 1647-662X

Resumo

RENTE, Maria João; MOTA, Liliana  e  PINTO, Amaro Silva. Carga de trabalho dos enfermeiros no transporte inter-hospitalar de doentes críticos: uma scoping review. Mill [online]. 2023, n.22, e30628.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 0873-3015.  https://doi.org/10.29352/mill0222.30628.

Introdução:

A evolução da ciência e tecnologia na área da saúde mostra a necessidade do transporte inter-hospitalar do doente crítico por carência de apoio de especialidades específicas e tecnologia inexistente em determinadas unidades de saúde. Isto demonstra a importância das equipas de enfermagem de transporte inter-hospitalar do doente crítico, sua qualidade e excelência no cuidado.

Objetivo:

Mapear a evidência científica acerca da carga de trabalho dos enfermeiros em contexto de transporte inter-hospitalar do doente crítico.

Métodos:

Scoping Review realizada de acordo com a metodologia PRISMA-ScR e os critérios de elegibilidade sugeridos pelo JBI: população (enfermeiros no cuidado ao doente crítico), conceito (carga de trabalho) e contexto (transporte inter-hospitalar). Pesquisa realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL Complete, Scielo, Cochrane, LILACS e MedicLatina; literatura cinzenta pesquisada em RCAAP, DART-Europe e OpenGrey. Estudos publicados em português, espanhol e inglês foram incluídos sem qualquer limitação temporal.

Resultados:

Dois artigos foram incluídos na revisão. Da revisão emergiram três categorias: gestão do tempo, gestão de recursos humanos e horário de transferência.

Conclusão:

Destacaram-se a intensa carga de trabalho, a gestão do tempo necessário para o transporte inter-hospitalar do doente crítico, bem como a redução dos rácios de pessoal de enfermagem, o que aumenta a carga de trabalho, assim como o horário de transferência. Destaca-se o papel do enfermeiro no transporte inter-hospitalar do doente crítico, revelando-se importante em todo o processo de transferência.

Palavras-chave : cuidados críticos; enfermagem; transferência de pacientes; transporte de pacientes; carga de trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )