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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

OLIVEIRA, Luísa. Desafios à universidade: comercialização da ciência e recomposição dos saberes académicos. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2000, n.34, pp.93-116. ISSN 0873-6529.

Assistimos à emergência de um novo modelo de desenvolvimento, assente num novo padrão de competitividade baseado na inovação, tese que tem arrastado consigo o debate sobre as relações entre universidade e indústria, leia-se ciência como factor produtivo. Se bem que a ciência e as suas aplicações sempre tenham alimentado o crescimento económico, os moldes em que se coloca hoje esta questão são completamente novos. Trata-se de imputar à universidade a assumpção de novas funções e a transformação das que lhe têm sido tradicionalmente atribuídas. Neste texto procuramos discutir esta questão numa perspectiva histórica, argumentando que a importância decisiva que a filosofia teve na fundação do modelo humboldtiano de universidade está a ceder o passo à teoria económica, num quadro de tecnocratização da política. A referência ao caso português procura mostrar a "espessura sociológica" que marca a diferença entre países e que resiste à importação dos modelos económicos.

Palavras-chave : Universidades; comercialização da ciência; inovação.

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