SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Habermas e a esfera pública: reconstruindo a história de uma ideia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

EISENSTADT, S. N.. Modernidades múltiplas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2001, n.35, pp.139-163. ISSN 0873-6529.

A ideia de modernidades múltiplas pressupõe que a melhor forma de compreender o mundo contemporâneo - e de explicar a história da modernidade - é concebê-lo como história de constituição e reconstituição contínua de uma multiplicidade de programas culturais. O termo "modernidades múltiplas" tem duas implicações. A primeira é que modernidade e ocidentalização não são idênticas; o padrão, ou padrões, ocidentais de modernidade não constituem as únicas modernidades "autênticas", mesmo se foram historicamente precedentes e se continuaram a ser uma referência central para outras visões da modernidade. A segunda é que o termo modernidades implica finalmente o reconhecimento de que essas modernidades não são "estáticas", que se encontram antes em constante mutação.

Keywords : Modernidades múltiplas; padrões institucionais e ideológicos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License