SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Pessoas sós: múltiplas realidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ABOIM, Sofia. Evolução das estruturas domésticas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2003, n.43, pp.13-30. ISSN 0873-6529.

Partindo do conceito de agregado doméstico proposto por Laslett em 1972, este artigo tem como objectivo estabelecer, através da análise dos censos de 1960, 1991 e 2001, as principais linhas de evolução das formas de organização da vida familiar no Portugal dos últimos 40 anos. Sofrendo o impacte da modernização da sociedade portuguesa, a vida familiar regista algumas mudanças assinaláveis. Salienta-se a diminuição da dimensão média da família e o aumento dos agregados de pessoas sós ou o decréscimo dos agregados numerosos e das famílias complexas. Por outro lado, como reflexo provável da descida e adiamento da fecundidade, do aumento do divórcio ou do envelhecimento populacional, diminuem as famílias de casal com filhos e aumentam as de casal sem filhos e as monoparentais.

Keywords : Agregado doméstico; família; modernização; diversidade regional.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License