SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Pessoas sós: múltiplas realidades índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

ABOIM, Sofia. Evolução das estruturas domésticas. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2003, n.43, pp.13-30. ISSN 0873-6529.

Partindo do conceito de agregado doméstico proposto por Laslett em 1972, este artigo tem como objectivo estabelecer, através da análise dos censos de 1960, 1991 e 2001, as principais linhas de evolução das formas de organização da vida familiar no Portugal dos últimos 40 anos. Sofrendo o impacte da modernização da sociedade portuguesa, a vida familiar regista algumas mudanças assinaláveis. Salienta-se a diminuição da dimensão média da família e o aumento dos agregados de pessoas sós ou o decréscimo dos agregados numerosos e das famílias complexas. Por outro lado, como reflexo provável da descida e adiamento da fecundidade, do aumento do divórcio ou do envelhecimento populacional, diminuem as famílias de casal com filhos e aumentam as de casal sem filhos e as monoparentais.

Palavras-chave : Agregado doméstico; família; modernização; diversidade regional.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons