SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Risk, prevention and proof of HIV-positive status in men who have sexual relations with men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ANTUNES, Fátima. Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfose Globalização e europeização das políticas educativas: percursos, processos e metamorfoses. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2005, n.47, pp.125-143. ISSN 0873-6529.

Neste trabalho, focaliza-se um dos níveis que, nas últimas décadas, tem vindo a assumir uma importância crescente na configuração do campo da educação: o nível supranacional. Centramos a atenção na União Europeia, investigando o modo como a educação tem sido considerada e definida no contexto comunitário e as possíveis implicações desses processos ao nível dos sistemas de ensino dos estados-membros. As dinâmicas de europeização e de constituição de um referencial global europeu para as políticas educativas assumem hoje uma intensidade, amplitude e profundidade de intervenção claramente distantes daquelas que ocorriam há apenas uma década atrás. Nesse sentido, a União Europeia, e outras plataformas intergovernamentais regionais como o processo de Bolonha, constituem instâncias de mediação que criam, filtram e veiculam os processos de globalização.

Keywords : União Europeia e educação; processo de Bolonha.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License