SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53Conceptual trees: a contribution for a multidimensional reconstruction of the concepts of action and structureTrafficking, smuggling and irregular immigration: the new contours of Brazilian immigration in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

DULK, Laura den  and  PEPER, Bram. Utilização das políticas de conciliação da vida profissional com a vida privada pelos pais trabalhadores. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2007, n.53, pp.51-70. ISSN 0873-6529.

Neste artigo, examinamos a utilização das políticas de conciliação entre a vida profissional e a vida privada pelos pais trabalhadores, em três organizações do sector financeiro dos Países Baixos. Analisamos os obstáculos e os apoios a uma utilização efectiva destas políticas pelos pais trabalhadores e a medida em que ela influencia, por sua vez, o equilíbrio por estes sentido entre a sua vida profissional e familiar. Recolhemos dados de inquérito em três organizações do sector financeiro holandês: numa organização do sector público e em duas empresas privadas. As três diferem consideravelmente quanto à cultura organizativa e às práticas laborais. Duas das organizações são caracterizadas por uma cultura contrária à conciliação entre a vida profissional e a vida privada e a outra por uma cultura que lhe é favorável. Os resultados indicam que as características do agregado familiar e a cultura da organização nesta matéria determinam a utilização das políticas de conciliação entre a vida profissional e a vida privada. No que respeita ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar dos pais trabalhadores, a cultura da organização é uma determinante fundamental, não se encontrando qualquer impacto da utilização das políticas.

Keywords : pais trabalhadores; políticas de conciliação trabalho-família; cultura organizatizacional; utilização das políticas; equilíbrio trabalho-família.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License