SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número53Árvores Conceptuais: Uma reconstrução multidimensional dos conceitos de acção e de estruturaTráfico, contrabando e imigração irregular: os novos contornos da imigração brasileira em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

DULK, Laura den  e  PEPER, Bram. Utilização das políticas de conciliação da vida profissional com a vida privada pelos pais trabalhadores. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2007, n.53, pp.51-70. ISSN 0873-6529.

Neste artigo, examinamos a utilização das políticas de conciliação entre a vida profissional e a vida privada pelos pais trabalhadores, em três organizações do sector financeiro dos Países Baixos. Analisamos os obstáculos e os apoios a uma utilização efectiva destas políticas pelos pais trabalhadores e a medida em que ela influencia, por sua vez, o equilíbrio por estes sentido entre a sua vida profissional e familiar. Recolhemos dados de inquérito em três organizações do sector financeiro holandês: numa organização do sector público e em duas empresas privadas. As três diferem consideravelmente quanto à cultura organizativa e às práticas laborais. Duas das organizações são caracterizadas por uma cultura contrária à conciliação entre a vida profissional e a vida privada e a outra por uma cultura que lhe é favorável. Os resultados indicam que as características do agregado familiar e a cultura da organização nesta matéria determinam a utilização das políticas de conciliação entre a vida profissional e a vida privada. No que respeita ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar dos pais trabalhadores, a cultura da organização é uma determinante fundamental, não se encontrando qualquer impacto da utilização das políticas.

Palavras-chave : pais trabalhadores; políticas de conciliação trabalho-família; cultura organizatizacional; utilização das políticas; equilíbrio trabalho-família.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons