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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

FERREIRA, Vítor Sérgio. Os ofícios de marcar o corpo: A realização profissional de um projecto identitário. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2008, n.58, pp.71-108. ISSN 0873-6529.

Com a recente liberalização, valorização e exposição social do corpo nas sociedades ocidentais, o conjunto das actividades associadas à produção de design corporal tornou-se num negócio rentável. Também Portugal viu expandir e diversificar largamente, nas últimas duas décadas, a sua indústria de produção e comercialização de design corporal. Entre os múltiplos produtos e serviços disponíveis, as práticas de tatuagem e/ou de body piercing tiveram uma difusão sem precedentes. Tal aconteceu não só com o alargamento do espectro social dos seus consumidores, mas também com a proliferação de estúdios onde essas intervenções são praticadas. Neste contexto, os ofícios de marcar o corpo passaram a constituir não apenas uma possibilidade imagética no espaço da estilização corporal de cada vez mais jovens, mas também uma possibilidade concreta no horizonte de expectativas laborais de alguns deles.

Palavras-chave : jovens; trabalho; tatuagem e body piercing; trajectórias.

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