SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63Inovação e justiça social: Políticas activas para a inclusão educativaGangues de rua em Luanda: De passatempo a delinquência índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

MADUREIRA, César  e  FERRAZ, David. As configurações político-administrativas e a selecção de dirigentes: O caso da administração pública portuguesa. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2010, n.63, pp.51-69. ISSN 0873-6529.

Advoga-se crescentemente que os modelos híbridos se constituem como a melhor configuração político-administrativa, uma vez que conciliam os valores da confiança, do mérito e da neutralidade. Esta conjugação de valores ganha especial relevo quando aplicada aos métodos utilizados para a selecção dos dirigentes da administração pública. Com efeito, são estes métodos que vão, em larga medida, contribuir para a caracterização dos diferentes tipos de configurações político-administrativas. Tendo como cenário este contexto, este artigo procura explorar o modelo de configuração político-administrativa existente em Portugal, ensaiando identificar as idiossincrasias que não permitem ainda classificá-lo como modelo híbrido, mas apontando pistas no sentido de promover um aperfeiçoamento do mesmo, assim como dos métodos de selecção dos dirigentes públicos.

Palavras-chave : configurações político-administrativas; selecção de dirigentes; confiança política (trust); mérito; profissionalização.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons