SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66Social classes matter no more?: Advocacy and social reproductionEssence and identity in polytechnic higher education in Portugal: from the basic law on the educational system to the Bologna Declaration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

DIAS, Paulo Coelho. Estratégias de estudo dos alunos no âmbito dos processos de socialização. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2011, n.66, pp.71-94. ISSN 0873-6529.

Neste artigo analisamos o tempo que uma amostra de alunos de Lisboa, dos 5.º, 7.º e 12.º anos, dedicam às mais importantes fontes de informação disponíveis para o estudo das ciências: o manual escolar, os apontamentos, o visionamento de documentários científicos (BBC Vida Selvagem, National Geographic, Discovery Channel, etc.), o uso da Internet e de CD-ROM, filmes e vídeos e/ou livros e revistas científicos. Neste âmbito, é problematizada a influência familiar e do professor, por um lado; e a motivação para ciências e o género dos alunos, por outro. Os resultados evidenciam que as estratégias de estudo dos alunos são fundamentalmente influenciadas pela família comparativamente à influência do professor. Fica claro que as referidas estratégias de estudo variam em função da sua origem social, do género e do ano de estudo (5.º, 7.º ou 12.º ano).

Keywords : aprendizagem em ciências; estratégias de estudo para ciências; novas tecnologias da informação e da comunicação; televisão e aprendizagem; documentários científicos.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License