SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número67Trabalho moderno e serviço: uma discussão de tipologias e definições índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

GIUDICI, Francesco; WIDMER, Eric  e  GHISLETTA, Paolo. Uma abordagem sociológica do conflito conjugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2011, n.67, pp.9-21. ISSN 0873-6529.

A explicaçao sociológica do conflito conjugal tem sido muito referida, mas raramente testada empiricamente. Com base num conjunto de dados longitudinais recolhidos em duas fases junto de 1534 mulheres em relações heterossexuais, usámos o modelo de equações estruturais (SEM) para medir o impacto da divisão do trabalho doméstico, do individualismo e do fechamento do casal sobre a probabilidade de conflitos conjugais. Os resultados indicam que o individualismo conjugal tem um grande impacto, a divisão do trabalho doméstico um impacto menor e o fechamento do casal não tem impacto no conflito conjugal. Os resultados são discutidos à luz dos actuais debates sociológicos sobre conjugalidade.

Palavras-chave : conflito conjugal; individualismo; divisão do trabalho; fechamento; longitudinal; modelo de equações estruturais.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons