SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue69The problem of orderThe division of the social care provided to the elderly: complexities, inequalities and preferences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

JONSSON, Ingrid; SANDELL, Anna  and  TALLBERG-BROMAN, Ingegerd. Mudança ou substituição de paradigma na educação pré-escolar sueca?. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2012, n.69, pp.47-61. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP201269786.

O artigo analisa as reformas recentes na educação pré-escolar da Suécia. Será o educare, marca da pré-escola sueca, desafiado por ideias focadas sobretudo na preparação escolar e na empregabilidade futura? Este artigo analisa as mudanças de objetivos, de instrumentos de política e de contexto, a partir de uma perspetiva histórica. A conclusão é a de que a reforma efetuada tem de ser interpretada tanto em relação às ideais nacionais como em relação às ideias defendidas por organizações internacionais. A aplicação dos requisitos de Hall (1993) para a mudança de paradigma indicia mudanças de primeira e de segunda ordem, mais do que uma alteração simultânea de objetivos, instrumentos de política e de contexto. Será necessária pesquisa adicional para melhor compreender o que realmente está a acontecer em contexto local, uma vez que políticas e práticas raramente se sobrepõem na totalidade.

Keywords : pré-escolar; educare; estratégia de investimento social; substituição de paradigma.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License