SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número71Politicas de segurança e coexistência pacífica em escolas latino-americanas: os direitos humanos em perspetivaA evolução do tráfico de drogas e do crime organizado na América Latina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

SMITH, Peter K.. Bullying escolar. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2013, n.71, pp.81-98. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2012702332.

O bullying é definido como um abuso sistemático de poder. O desenvolvimento do programa de pesquisa sobre bullying escolar é delineado em quatro fases. É sublinhada a natureza distinta do cyberbullying, e também da identidade baseada no bullying. Discute-se os métodos de medição e os tipos de taxas de prevalência obtidos. Enuncia-se um conjunto de fatores de risco para o envolvimento como agressor/vítima. Descreve-se uma série de intervenções centradas na escola juntamente com a discussão de uma meta-análise dos seus resultados. Em resumo, a investigação e a prática têm andado a par na pesquisa analisada, e tiveram algum sucesso pelo menos em reduzir o que é um problema significativo na vida de muitas crianças.

Palavras-chave : bully; vítima; cyber/virtual; lidar/enfrentar; intervenção.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons