Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
FERREIRA, Nuno. Novos elementos para uma análise das dinâmicas de sala de aula do secundário. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2014, n.75, pp.63-81. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP2014753576.
A relevância do impacto das novas TIC na sociedade e na vida quotidiana dos atores sociais tem permitido estender a análise sociológica para lá das características e dos processos mais evidentes da sociedade em rede. Uma vez que a incidência de tais fenómenos se cruza com as formas de comunicar e de aceder à informação, não será descabido contemplar a hipótese de reconfigurações em contextos de ensino, nomeadamente na sala de aula e na própria relação pedagógica. A análise da sala de aula do secundário deve tomar em consideração estas realidades emergentes e conjugá-las com modelos já existentes. O presente artigo propõe-se alimentar o debate sociológico em torno das mudanças da escola, com novos elementos para uma análise atual da sala de aula.
Palavras-chave : relação pedagógica; observação em sala de aula; sociedade em rede.