SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue77“I am her eyes”: nannies at the market, or an ethnography of images(Auto)mobilities and social identities in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

BATISTA, Susana. As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2015, n.77, pp.113-135. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2015772885.

No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.

Keywords : quase-mercado; modos de regulação; lógica competitiva; lógica colaborativa.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License