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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

BATISTA, Susana. As escolas entre as lógicas competitiva e colaborativa: modos de regulação globais num contexto local português. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2015, n.77, pp.113-135. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2015772885.

No quadro das mudanças verificadas nos modos de regulação dos sistemas nacionais de ensino durante as últimas três décadas, este artigo procura discutir o conceito de “quase-mercado” educativo e a sua aplicação a um contexto local português. Um primeiro exame das interdependências entre escolas (públicas e privadas) desse contexto destaca, por um lado, alguns aspetos relacionados com a “lógica competitiva”; por outro, mostra a sua estreita imbricação com outros modos de regulação, nomeadamente os de caráter voluntário e horizontal, decorrentes de uma “lógica colaborativa”.

Palavras-chave : quase-mercado; modos de regulação; lógica competitiva; lógica colaborativa.

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