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Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

LEMOS, Valter  e  SERRAO, Anabela. O impacto do PISA em Portugal através dos media. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2015, n.78, pp.87-104. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2015783310.

O PISA (Programme for International Student Assessment) tem constituído um instrumento de ação da OCDE com impacto público e influência nas políticas de educação de diversos países. Este artigo analisa a forma como o PISA e a divulgação dos resultados dos alunos portugueses foram tratados em três meios nacionais de referência de comunicação escrita entre 2001 e 2012: o jornal Diário de Notícias, o jornal semanário Expresso e a revista semanal Visão. Concluiu-se que cada vez mais os media nacionais têm vindo a desempenhar um importante papel na divulgação dos resultados do PISA, com um aumento significativo do número de peças jornalísticas, contribuindo para moldar a política de educação nacional, ao estabelecerem frequentemente relação entre o PISA e medidas de política concretas em que este programa aparece como elemento legitimador da decisão.

Palavras-chave : PISA; OCDE; media.

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