SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue81Collective action on an individual and local scale: sociological profiles and portraitsThe return of year-4 exams: school, children and family dynamics in the blogosphere author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

DIAS, Paulo Coelho; ALVES, Nuno de Almeida; ABRANTES, Pedro  and  RODRIGUES, Carla F.. Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.81, pp.115-140. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2016813145.

Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.

Keywords : Moodle; TIC; estratégias de estudo; estratégias de ensino.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License