SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número82O campo universitário português: transformações e disputas entre 1988 e 2015Mitos, perceções e atitudes face aos resultados combinados em Portugal: um estudo com ênfase nos árbitros e adeptos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sociologia, Problemas e Práticas

versão impressa ISSN 0873-6529

Resumo

EGREJA, Catarina. O ensino da sociologia em cursos superiores de outras áreas de formação: a perspetiva de docentes e diretores. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2016, n.82, pp.125-143. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP2016827449.

O presente artigo pretende dar um contributo para a atualização do conhecimento sobre a presença da sociologia no ensino superior português - não enquanto área científica principal, mas sim na sua mobilização por outros cursos e áreas de formação. Após o levantamento de informação nos planos curriculares, procurou-se perceber de que forma a disciplina se enquadra no âmbito geral do curso e qual a sua utilidade, pelo que se entrevistaram alguns responsáveis (coordenador / docente da disciplina) em diferentes cursos / instituições. Em suma, o ensino da sociologia nestes contextos, apesar de ser valorizado, enfrenta vários obstáculos.

Palavras-chave : sociologia; ensino superior; multidisciplinaridade; ISCED.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons