SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue86Are healthcare organizations healthy? Quality of life in healthcare work in Northern and Southern EuropeOrchestra and life: youth paths in the "Orquestra Geração" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

PATRICIO, Maria Teresa et al. Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.69-89. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188610056.

Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).

Keywords : instituições de ensino superior politécnico; indicadores de desempenho; investigação aplicada.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License