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Sociologia, Problemas e Práticas
versão impressa ISSN 0873-6529
Resumo
PATRICIO, Maria Teresa et al. Avaliação do desempenho da investigação aplicada no ensino superior politécnico: construção de um modelo. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.86, pp.69-89. ISSN 0873-6529. https://doi.org/10.7458/SPP20188610056.
Apresenta-se um modelo de avaliação de desempenho da investigação aplicada nas instituições de ensino superior politécnico (IESP) em Portugal, centrado na construção de indicadores quantitativos e qualitativos, na missão destas instituições, bem como no impacto regional decorrente da sua ação. O modelo, apurado a partir de três estudos de caso, organiza-se em três dimensões: inputs, outputs e impactos da investigação aplicada. Inova por representar uma perspetiva holística da avaliação da produção académica, em particular das IESP. A inexistência de modelos de avaliação deste tipo no ensino superior português coloca, porém, desafios ao seu desenho, à recolha de informação e ao próprio modo de funcionamento das IESP (financiamento, organização, etc.).
Palavras-chave : instituições de ensino superior politécnico; indicadores de desempenho; investigação aplicada.