SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue87The impact of the crisis on the conciliation of daily times: analysis of the families of primary education students in GaliciaChild poverty and the social integration income in Portugal: the same problem, different trends author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

ALVARES, Maria. Direções e discursos: dualização de percursos e diversificação de vias educativas em 40 anos de debates sobre política educativa em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.87, pp.45-70. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188710069.

Em 2012 a criação dos cursos vocacionais por parte do governo PSD/CDS suscitou o despertar de um debate há algum tempo adormecido, mas que marcou a institucionalização do sistema compreensivo em Portugal, evidenciando a tensão latente entre a necessidade de diversificar percursos educativos e formativos e, simultaneamente, de garantir a equidade e igualdade de oportunidades educativas. Com base em legislação, debates parlamentares e artigos de imprensa produzidos ao longo de 40 anos, o artigo visa analisar a trajetória das políticas implementadas e as batalhas discursivas travadas no processo de desenvolvimento do modelo compreensivo de educação, identificando-se seis diferentes momentos que ajudam compreender e interpretar a mudança ocorrida em 2012. Esta análise revela também uma história em que se repetem atores, narrativas e soluções, mesmo diante de novas realidades, levantando questões teóricas sobre o que impulsiona a mudança em políticas públicas.

Keywords : equidade; modelo compreensivo de educação; diversificação de vias educativas e formativas; mudança em políticas públicas; institucionalismo histórico.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License