SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue87Child poverty and the social integration income in Portugal: the same problem, different trendsMigratory paths and life trajectories of descendants of chinese immigrants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sociologia, Problemas e Práticas

Print version ISSN 0873-6529

Abstract

MARINHO, Sofia. O tempo de residência e de contacto com a criança após divórcio ou separação: experiências de mães e de pais. Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2018, n.87, pp.87-107. ISSN 0873-6529.  https://doi.org/10.7458/SPP20188710330.

O artigo examina as práticas e os significados subjetivos que dividem o tempo parental e como estes moldam papéis parentais, identidades e a relação com a criança quer nas experiências de mães e pais separados, quer na aplicação da Lei do Divórcio N.º 61/2008. Com base num inquérito online, revela-se que a lei é resistida e manteve o uso do género para alocar tempo parental no regime de residência e contacto. Neste, as mães residentes vivem a relação entre a gratificação afetiva e identitária e a sobrecarga parental. Ao invés, os pais não residentes lidam com a privação parental e a submissão à paternidade tradicional. No regime de residência alternada abraça-se a partilha parental e os desafios da concertação educativa, nem sempre aceites na aplicação da Lei.

Keywords : regime de residência e contacto; regime de residência alternada; responsabilidades parentais; tempo parental.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License